Olá! Você já sabe diferenciar um acorde maior de um menor? Essa diferença é perceptível audivelmente, certo? Mas e se eu te perguntar a diferença na estrutura desses dois tipos de acordes? No artigo de hoje, veremos como se diferencia essa estrutura.
Primeiramente, vamos lembrar de dois intervalos:
- 3ª M (maior): composta por dois tons.
- 3ª m (menor): composta por um tom e um semitom.
Um acorde, seja ele maior ou menor, é formado por três notas: tônica, terça e quinta. Assim, a distinção entre um acorde maior e um menor está na constituição do intervalo formado entre a tônica e a terça. Sendo que um acorde maior possui dois tons entre a tônica e a terça, e um acorde menor possui um tom e meio.
Para ficar mais claro, fiz um vídeo explicando essa estrutura através do teclado do piano. No vídeo, uso como exemplo os acordes de fá maior e fá menor.https://youtu.be/cT5oT2i57G8
Agora que você já entendeu como formar esses acordes no seu instrumento, vamos colocar essas notas na pauta. Veja:
Então, quer dizer que a diferença entre um acorde maior e um menor é de um semitom? Isso mesmo. Pronto, agora você já sabe montar um acorde maior e um menor. Para fixar melhor, procure executar os acordes maiores e menores no seu instrumento e escrevê-los na pauta. Esse exercício te ajudará a identificar os acordes mais facilmente durante o aprendizado de uma música.
Ficou alguma dúvida? Escreva nos comentários. Até mais!
Texto escrito por Juliana Campitelli, formada em Música pela Unicamp. É Professora do CMM Conservatório.